O vinho é uma bebida popular em todo o mundo, e alguns países se destacam por serem grandes consumidores per capita dessa bebida tão apreciada. Mas você sabia que o maior consumidor de vinho per capita do mundo não é a França, Itália ou Espanha, como muitos poderiam supor?

Na verdade, o título de maior consumidor de vinho per capita do mundo vai para um país inesperado: o Vaticano. Sim, a cidade-estado cercada por Roma e sede da Igreja Católica é o lugar onde mais se consome vinho por pessoa no mundo.

Com uma população de cerca de 800 habitantes, o Vaticano consome aproximadamente 74 litros de vinho por habitante por ano. Isso é mais do que o dobro do segundo colocado, a França, que consome em média 46 litros por pessoa anualmente.

O vinho desempenha um papel importante na liturgia católica, sendo utilizado na celebração da missa e em diversos rituais religiosos. Além disso, o consumo de vinho é culturalmente enraizado na Itália, país vizinho do Vaticano, o que pode explicar o alto consumo da bebida na cidade-estado.

É interessante notar que, apesar de ser o maior consumidor de vinho per capita do mundo, o consumo total de vinho no Vaticano é relativamente baixo, uma vez que a população é pequena. No entanto, é curioso ver como um lugar tão pequeno pode liderar o ranking de consumo de uma bebida tão adorada em todo o mundo.

Portanto, se você está pensando em dar uma passada no Vaticano, não se esqueça de experimentar um bom vinho e brindar à saúde do Papa e dos demais moradores dessa pequena cidade que tem tanto a nos ensinar sobre apreciação da vida e da boa bebida. Saúde!

Tags: